10 passos para ter sucesso com o seu blog

É fato que estamos vivendo em uma fase que a internet é crucial para o dia a dia de pessoas físicas e jurídicas e o modo como a comunicação é feita é um ponto importante para que o sucesso nos negócios apareça de maneira efetiva, para isso existem maneiras de efetuar o trabalho virtual, e uma das melhores e mais utilizadas no momento é a criação de blogs.

Para criar um blog de sucesso você deve seguir alguns passos simples que fazem toda a diferença para o sucesso ou fracasso do seu blog e que a maioria das pessoas não se preocupa, deixando para o final o que deveria ser feito no começo, abaixo segue 10 passos para o seu blog ter sucesso que eu tenho certeza que vão fazer toda a diferença em seus projetos.

1- Definição do nicho

Entre os 10 passos para o seu blog ter sucesso, a definição de seu nicho é o ponto inicial para começar o trabalho, afinal para quem você vai escrever é o que vai definir o tipo de pesquisa que vai levar a criação dos seus artigos e principalmente os conhecimentos que possui em relação ao nicho.

Para definir o nicho que será o seu blog é importante estar atento (a) a o que está acontecendo na internet e o mais comum geralmente são blogs sobre emagrecimento, ganhar dinheiro, saúde, beleza, entre outros, porém nada impede que você crie um blog sobre carros antigos ou sobre a vida dos esquilos.

Pode ter certeza que existe público para isso, talvez em menor escala, mas o mais interessante sobre a criação de blogs é que você consegue atingir qualquer público, para isso existem algumas técnicas que são utilizadas para conhecer a demanda de determinado mercado e a mais usada é a própria ferramenta de pesquisa do Google.

2 – Profissionalismo

A definição de profissionalismo é na verdade a junção de todas as outras que estão neste artigo, mas na verdade é fazer a coisa certa na hora certa, ou seja, seguir alguns passos que fazem toda a diferença entre um blog de sucesso e somente mais um na internet, o próprio Google analisa os blogs de sua rede através de algumas exigências que são definidas nas regras do Adsense e que se seguidas ajudam muito na monetização do seu blog.

3 – Diferencial

O mais comum é pegar ideias prontas e criar projetos semelhantes a fim de ter os mesmos resultados e é exatamente isso que os cursos fazem, não quero passar a informação que você não tenha que fazer cursos online ou assistir palestras.

Porém resultados diferentes exigem pequenas ações diferentes e ao acompanhar alguma ideia de um curso ou de um livro procure mudar alguma coisa para deixar o negócio com a sua cara, isso vai mostrar um pequeno diferencial em relação aos demais e pode fazer toda a diferença entre um blog de sucesso e somente mais um falando sobre assuntos que outros já escreveram.

4 – Aparência

A definição de um layout de qualidade pode fazer toda a diferença quando alguém acessa o seu blog, pense quando você está fazendo uma busca sobre um determinado assunto, tenho certeza que o que vai levá-lo (a) a ler o conteúdo de um blog, pelo menos de início, é a maneira como ele está estruturado e o tipo de layout é essencial para a identificação com o seu público.

Por exemplo, caso faça um blog sobre futebol  não é interessante deixá-lo na cor azul bebê ou rosa com algumas flores em volta, isso vai afastar as pessoas ou vão acreditar que é alguma brincadeira, enfim, ninguém vai levá-lo (a) a sério e o mais provável é que procurem outro blog para colherem as informações que estão buscando.

O WordPress é o sistema gerenciador de conteúdo (CMS) mais utilizado do mundo, no site do Nucleo Expert existe uma seleção dos melhores temas do WordPress para você utilizar no seu negócio.

5 – Simplicidade

Existem sites e blogs com a aparência muito complicada e possuem tantos banners e propagandas que chegam a atrapalhar a visão, quanto mais simples for o seu blog no sentido da estruturação das imagens, propagandas e artigos melhor será para as pessoas consumirem as informações que estiverem passando.

Ser simples é diferente de ser comum, a simplicidade significa que você conhece sobre o que está escrevendo e não precisa entupir o blog de imagens, gif´s animados e vídeos, a criação de artigos bem estruturados é o que vai deixar os seus visitantes a vontade e fazer com que eles voltem.

6 – Análise do mercado

Antes de criar um blog é essencial que você analise os seus concorrentes para saber sobre o que eles estão falando.

Isso é importante para o momento em que estiver criando os seus artigos possa ter uma base sobre o que é melhor escrever, por exemplo, você pode criar artigos sobre assuntos dentro do mesmo nicho que ainda não tenham sido abordados pelos concorrentes.

7 – Títulos atraentes

Quando um visitante do seu blog está fazendo uma busca na internet, a primeira coisa que ele vê nos resultados é o título do seu artigo e é por isso que ele deve estar bem otimizado, ou seja, deve mostrar exatamente a intenção do artigo.

8 – Videos

A integração de artigos com vídeos fazem com que a otimização dos artigos seja maior, além de ter informações veiculadas também através de vídeos para alavancar o seu negócio, sempre que puder e é claro for conveniente grave vídeos sobre o mesmo assunto dos artigos que criar e integre-os ao blog.

Isso vai agradar os visitantes do seu blog e a otimização do artigo será muito maior.

9 – ProBlogger

Quando o assunto é ProBlogger, quero dizer nada mais do que pessoas interessadas no mesmo assunto que você, blogs, e que estudaram mais para chegar aonde estão.

Hoje existem muitos profissionais no Brasil, Portugal e outros países que fazem trabalhos excelentes com os seus blogs e com isso tornaram-se verdadeiras máquinas de fazer dinheiro.

Para você tornar-se um ProBlogger a dica é, leia, leia e leia assuntos relacionados ao seu trabalho e ao nicho de mercado que pretende atingir e quando sentir que já leu muito leia mais.

10 – Foco

A última dica é para você nunca perder o foco do seu trabalho e tomar cuidado para não cair na procrastinação, procure desligar a televisão, rádio e não acessar redes sociais enquanto estiver trabalhando. Espero que as dicas acima ajudem você a decidir sobre o que vai escrever e também tenha percebido que é trabalho duro, porém recompensador.


Gostou das Dicas?

Utilize os botões abaixo para compartilhar esse artigo e nos ajude a continuar escrevendo mais conteúdo de qualidade para você.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *