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Canibalização de palavras-chave: saiba o que é e como evitar esse problema – RHOdesign Marketing Digital RJ

Para conseguir as melhores posições no mecanismo de busca, é necessário que os profissionais de SEO, realizem um conteúdo de alta qualidade além de colocar as principais técnicas de SEO em prática e principalmente, utilizar as palavras-chave necessárias. Mas quando esse uso acaba interferindo uma página na outra, pode acontecer a canibalização de palavras-chave.

Imagine a seguinte situação: você tem o seu site institucional, que deseja posicionar bem, mas quer o mesmo resultado para a página do blog que irá tratar sobre o mesmo assunto.

Uma vez que o mesmo termo será utilizado como palavra-chave, uma palavra e uma página irão concorrer um com o outro.

Apesar de acontecer sim, de que duas páginas de uma mesma empresa consigam se posicionar na página de pesquisa, você vai entender o porquê de essa não ser uma das formas mais corretas de melhorar as suas taxas de tráfego e SEO. Para entender melhor sobre pesquisa de palavras chave, conheça a SEO Hacks.

O que é a canibalização de palavras-chave

É bem possível que apenas com o exemplo acima, você já tenha conseguido entender o que é a canibalização de palavras-chave e como isso acontece, certo?

Mas apenas para ficar ainda mais claro, essa canibalização de termos acontece especialmente, quando temos dois termos principais ou ainda, palavras-chave, que estão disputando com outros concorrentes, mas também entre si, um mesmo termo.

Essa concorrência especialmente entre termos que estão em um mesmo site, pode acabar prejudicando a estratégia de SEO.

Quando isso acontece existem duas possibilidades, a primeira as duas páginas podem acabar sendo encontradas na mesma página de pesquisa de um determinado tema. Outro cenário possível, é que nenhuma das duas páginas serão exibidas.

Canabalização de Palavras-Chave no SEO

Como evitar a canibalização de palavras-chave em seu site

Mas saiba que apesar de parecer um cenário nada favorável para o SEO, é possível resolver facilmente esse problema ou mesmo evitar que ele aconteça.

Uma das formas mais simples para que esse cenário não venha a ser identificado em sua estratégia, é evitar ao máximo otimizar páginas para um mesmo termo.

Por mais que esteja em sua pauta de conteúdo ou mesmo em sua estratégia, procure fazer um artigo para o blog, por exemplo, com um termo que seja sinônimo ou ainda parecido com o termo principal.

Além disso, é preciso que você busque temas diferenciados para blogs e páginas de produtos ou serviços, até mesmo para que os temas não sejam apresentados de forma repetitiva, para os usuários.

Caso seja de grande importância que a utilização de termos seja realizada, para auxiliar na otimização de sua página procure utilizar termos que sejam encontrados, também em cauda longa.

Utilizar termos de cauda longa em SEO, significa utilizar um determinado termo de elevada importância, mas que pode ser abordado de uma forma mais específica e da mesma forma, conseguirá proporcionar os resultados desejados, sem que uma página confronte com a outra sendo as duas do mesmo site.

Se você ainda não sabe qual é a situação atual do seu site ou mesmo, se existe a canibalização de palavras-chave, existe uma forma muito prática de conseguir identificar a existência desse erro.

Digitando na barra de pesquisa do seu navegador o seguinte, site: (seu domínio) (palavra-chave desejada).

Assim você irá conseguir identificar facilmente se existe essa canibalização em páginas específicas, de forma que você consiga facilmente organizar e revisar os textos.

E aqui está mais uma dica, para que esse erro possa ser revertido. Uma das formas mais simples para corrigir esse problema, é revisar os textos que já estão em seu site.

Você pode optar apenas por remover os termos, diminuindo a quantidade de palavras-chave em um texto ou ainda, refazer o artigo com o mesmo tema ou um tema parecido e assim, corrigir e evitar o problema de canibalização de palavras chave.

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