Negócio com marca registrada: entenda o passo a passo para registrar a marca do seu negócio

como-registrar-uma-marca

Registrar a sua marca é algo fundamental para proteger o seu negócio. Não deixe de registra-la, pois você pode se prejudicar ao não fazer o registro da sua empresa.

Entenda como fazer o registro e fuja desses futuros problemas que podem causar dor de cabeça.

Como registrar marcas?

1 – Primeiro passo: entenda a importância

A exclusividade da sua marca, dos produtos e do serviço prestado por você devem ser registrados. O mesmo é válido para o logo da sua empresa.

2 – Segundo passo: pesquise outras marcas

Através do sistema de busca de marcas você poderá verificar se a sua solicitação para nome da marca já foi feita. Faça essa busca utilizando o número do processo e por palavras chaves.

Esse processo não é obrigatório, mas é algo importante, pois é o indicativo para ver se você pode entrar com o pedido.

3 – Terceiro passo: pague o Guia de Recolhimento da União (GRU)

Para que você inicie o processo será necessário pagar o Guia de Recolhimento da União. Ao pagar pelo GRU, você irá receber um número e esse número deverá ser guardado, pois é importante no início.

Pesquise os valores das retribuições, pois microempresários e pessoas físicas possuem direitos a descontos. Se você for fazer o acesso pela primeira será preciso fazer um registro.

4 – Quarto passo: dê início ao pedido

O processo só poderá ser iniciado após o pagamento do GRU ser realizado.

Você precisará preencher um formulário, online, no site da Move On Marcas. Ao acessá-lo, será necessário que você anexe a imagem da marca, caso isso for uma necessidade.

5 – Quinto passo: acompanhando o processo

O processo é cheio de prazos e você não pode perde-los. Você deve acompanhar o pedido do registro das seguintes maneiras:

  • Todas as terças-feiras a Revista da propriedade Industrial é lançada, consulte-a sempre;
  • Acessar o site de sistema de busca de marca é um passo importante também, pois lá você poderá o seu processo e fazer a inclusão dele nos seus pedidos.

O sistema irá te avisar quando houver alguma movimentação via e-mail.

Atente-se, pois esse serviço é um adicional prestado pelo Instituto Nacional da Propriedade Nacional e não substituirá a consulta que deverá ser feita a revista.

A importância do registro

O registro de marca irá custar, mas não deve ser visto como uma despesa e sim como investimento feito, pois o registro irá garantir o futuro fluxo de caixa da marca.

A duração é de 10 anos e qualquer pessoa poderá fazer a solicitação de registro, só assim você irá garantir o uso exclusivo do nome da marca. O registro se abrange em todo território nacional.

Você poderá estender esse registro para outros países.

Se o seu serviço for de qualidade e se tornar um sucesso, você pode assegurar, de acordo com a lei, o direito de exploração e de usufruir os benefícios que a sua invenção proporcionar.

Por isso proteger a marca é importante, não deixe que isso que isso te atrapalhe e que dores de cabeça surgem nesse processo. Agora que você entende o processo, crie ou faça registro da sua marca.


Você já conhecia o processo de registro de marca e a sua importância?

Compartilhe com amigos esse artigo respondendo algumas dúvidas.

WhatsApp Chat